News‎ > ‎

DIA NACIONAL DA BIOMECÂNICA NO BRASIL :: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E PARTICIPE!

postado em 20 de mar de 2017 05:56 por Felipe P. Carpes
DIA NACIONAL DA BIOMECÂNICA NO BRASIL - 06 DE ABRIL DE 2017 :: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E PARTICIPE!

CASA ABERTA MOVI-LAB
Instituição: Laboratório de Pesquisa em Movimento Humano (MOVI-LAB) – Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Bauru – Departamento de Educação Física.
Organizadores: Fabio Augusto Barbieri, Lucas Simieli, André Macari Baptista, Tiago Penedo, Felipe Balistieli Santinelli
AtividadesPalestra, Visitação, Demonstrações de laboratório, Experimentos abertos ao público
ObjetivoO projeto casa aberta MOVI-LAB, tem como objetivos: i) divulgar a pesquisa na área de Biomecânica e Controle Motor; ii) demonstrar a rotina de funcionamento de um laboratório de pesquisa voltado para análise do movimento humano; iii) apresentar as linhas de pesquisa e estudos desenvolvidos e em desenvolvimento no Laboratório de Pesquisa em Movimento Humano (MOVI-LAB); iii) oferecer a oportunidade de vivenciar e conhecer os equipamentos utilizados para pesquisa na área de movimento humano.
Público alvo: Alunos do ensino médio, graduação e pós graduação
Resumo da atividade
HORÁRIO DE VISITA: Manhã - 8:00h às 11:00h
Tarde – 14:00h às 17:00h
Noite – 19:30h às 22:00h
ROTEIRO:
• Recepção e apresentação do MOVI-LAB (salas de estudo, de avaliação clínica e de coleta);
• Apresentação da rotina diária do laboratório;
• Exposição das linhas de pesquisa e principais trabalhos realizados;
• Sala de coleta: apresentação dos equipamentos e coleta demonstrativa;
• Convite para participar ou acompanhar uma coleta de dado no MOVI-LAB.
TemáticasBiomecânica do Esporte, Locomoção e Postura, Biomecânica e Tecnologia, Ensino de Biomecânica
Dia, local e horário(s): 06 de Abril, a partir das 08:00h, no Laboratório de Pesquisas em Movimento Humano (MOVI-LAB) - UNESP Bauru


UM DIA DE PESQUISA EM BIOMECÂNICA
Instituição: Programa de Engenharia Biomédica, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Organizadores: Helio Cabral, Leonardo Mendes, Kelly Lima, Thiago Matta, Maria Clara Brandão, Lino Matias, Liliam Fernandes de Oliveira
AtividadesPalestra, Visitação, Demonstrações de laboratório, Experimentos abertos ao público
ObjetivoConhecer o estado da arte de técnicas de avaliação das propriedades mecânicas e padrão de ativação espacial de músculos esqueléticos em diferentes tarefas motoras.
Público alvo: estudantes
Resumo da atividadeAcompanhamento de um dia de coleta de dados dos projetos em andamento, que envolvem alastografia SSI e eletromiografia de alta densidade no estudo de tarefas motoras. Durante o dia, serão conduzidas duas sessões simultâneas de experimentos, cada qual com duração média de uma hora, iniciando com breve apresentação do problema. As sessões envolverão o movimento de extensão de joelho e de flexão de cotovelo, com EMG-HD matriz de 64 eletrodos e análise do módulo de cisalhamento dos músculos vasto medial, vasto lateral e bíceps braquial. A seguir, serão conduzidas as análises, com processamento dos sinais e apresentação e discussão dos resultados. Os interessados podem acompanhar como preferirem, observando ou participando dos experimentos. Também, em horários específicos, serão oferecidas palestras com duração de 50 minutos, com conteúdo teórico referente aos temas desenvolvidos nos experimentos.
TemáticasBiomecânica e Tecnologia, Biomecânica musculoesquelética
Dia, local e horário(s): 06 de Abril, a partir das 08:30h, no Laboratório de Biomecânica, Programa de Engenharia Biomédica, COPPE/UFRJ. Av Horácio de Macedo 2030, bloco I, subsolo I044c. CEP 21941 914, Cidade Universitária, Rio de Janeiro


BIOMEC DEMO
Instituição: PUCRS
Organizadores: Rafael Baptista, Andreia Aires, Mauro Pelisoli Jr.
AtividadesDemonstrações de laboratório
ObjetivoDemonstrar as potencialidades de um laboratório de biomecânica da marcha e sensibilizar os estudantes para as oportunidades na área da pesquisa científica.
Público alvoO público alvo são estudantes de ensino médio.
Resumo da atividade As atividades previstas são dinâmicas hands on em 4 técnicas de pesquisa em biomecânica: EMG, sensor inercial, plataformas de força e ecografia. O público esperado é de 40 estudantes por dia, os quais serão divididos em 4 grupos de 10, cada grupo em uma técnica pesquisa. Cada grupo será orientado por um bolsista de IC e realizará as atividades por aprox. 30min, ao final do que trocará para outra técnica de pesquisa. Assim ao final de 2h todos os alunos terão experimentado todas as técnicas. Haverá um checkin de aprox. 20min no início da atividade para fazer uma introdução à biomecânica, apresentar o laboratório e a equipe e um checkout de 30min no final para reflexão sobre a prática, fechamento e para tirar as dúvidas residuais dos estudantes.
TemáticasLocomoção e Postura
Dia, local e horário(s): dia 05 de Abril, a partir das 13:00h, no Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física, Curso de Educação Física da PUCRS.


Visita técnica dos alunos do 1° ano de fisioterapia do UNIBH aos laboratórios de análise do movimento e de desempenho funcional da UFMG
Instituição: UNIBH
Organizadores: Fabrício Anicio de Magalhães
AtividadesVisitação 
ObjetivoApresentar os instrumentos mais utilizados em biomecânica clínica para a análise do movimento humano e desempenho funcional, bem como demonstrar uma aquisição de dados para análise à posteriori em sala de aula.
Público alvoalunos do 1° ano de graduação em fisioterapia do UNIBH
Resumo da atividadeApresentar os instrumentos mais utilizados em biomecânica clínica para a análise do movimento humano e desempenho funcional, bem como demonstrar uma aquisição de dados para análise à posteriori em sala de aula. Para os alunos do 1° ano de graduação em fisioterapia do UNIBH, a visita técnica aos laboratórios da UFMG se propõe a:
- apresentar os instrumentos utilizados em biomecânica clínica, como: dinamometria isocinetica, plataforma de força, células de carga, estéreo-fotogrametria e eletromiografia.
- realizar aquisições de dados para análise cinética/ cinemática de atividades funcionais do dia-a-dia, como: ortostatismo, marcha, agachamento e saltos.
- mostrar software usados para analisar os dados coletados, como: matlab, labview, visual 3D e spss.
- apresentar e discutir os resultados em sala de aula.
TemáticasBiomecânica Clínica
Dia, local e horário(s): 22 de Abril, às 09:00h, no Laboratório de análise do movimento da UFMG


Aplicando a biomecânica aos esportes
Instituição: Universidade Estadual de Campinas, Laboratório de Instrumentação para Biomecânica
Organizadores: Karine Jacon Sarro, Ricardo Machado Leite de Barros
AtividadesPalestra, Visitação, Demonstrações de laboratório
ObjetivoMostrar ao público as ferramentas e análises biomecânicas que podem ser aplicadas para avaliar diferentes esportes
Público alvo: todos os públicos
Resumo da atividadeO laboratório estará aberto para visitação durante todo o dia. Às 10:00 e às 15:00 acontecerá uma demonstração de uma análise biomecânica em tempo real, seguida de uma palestra onde serão mostradas diferentes análises biomecânicas desenvolvidas pelo nosso laboratório, aplicadas em diferentes esportes, como futebol, natação, tênis, taekwondo, atletismo, rúgbi em cadeira de rodas, dentre outros.
TemáticasBiomecânica do Esporte
Dia, local e horário(s): dia 06 de Abril, a partir das 10:00h, no Laboratório de Instrumentação para Biomecânica - FEF/UNICAMP


BIOMECÂNICA APLICADA A ERGONOMIA
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Organizadores: JANSEN ATIER ESTRÁZULAS
Atividades: palestra
ObjetivoDescrever os métodos de medição em biomecânica; Aplicar as ferramentas biomecânicas na prática ergonômica.
Público alvo: estudantes de graduação
Resumo da atividadeEste evento tem como fundamento a divulgação da Biomecânica dentro da Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, buscando envolver os alunos dos cursos de Educação Física, Medicina, Enfermagem e Odontologia; bem como demonstrar as aplicações que a Biomecânica pode realizar na prática da Ergonomia.
Temáticas: ensino de biomecânica
Dia, local e horário(s): dia 06 de Abril, às 14:00h, no Auditório da Escola de Saúde da UEA


BIOMECÂNICA DA LOCOMOÇÃO HUMANA
Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Organizadores: JANSEN ATIER ESTRÁZULAS
Atividades: palestra
ObjetivoDESCREVER A MARCHA HUMANA; ENSINAR A AVALIAR A MARCHA; COMPARAR MARCHA E CORRIDA.
Público alvo: todos os públicos
Resumo da atividadeSerá uma atividade aberta a comunidade, para profissionais e estudantes das diversas áreas que compõem a Biomecânica.
Temáticas: locomoção e postura
Dia, local e horário(s): dia 06 de Abril, às 19:30h no Auditório da ESAT - UEA (Centro)


Ei, você já ouviu falar de biomecânica?
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Organizadores: Flávia Martins Gervásio, Guilherme Augusto Santos
AtividadesPalestra, Visitação, Demonstrações de laboratório
ObjetivoPossibilitar melhor conhecimento do que é biomecânica, o que ela estuda, o que podemos fazer com o seu conhecimento. Como podemos estudar os diversos aspectos da biomecânica. Demonstrar quais e como são utilizadas as diversas tecnologias no estudo da biomecânica. E esclarecer as possíveis contribuições do estudo da biomecânica para a comunidade.
Público alvo: estudantes de diferentes níveis
Resumo da atividadeNeste dia nos do Laboratório do Movimento Dr. Cláudio A. Borges da Universidade Estadual de Goiás pretendemos abrir as portas do nosso laboratório as varias faculdades de Goiânia e região. Permitindo que os graduandos de Fisioterapia, Educação Física, Medicina, Física, Bioengenharia, e cursos afins que não possuam tal tecnologia a disposição em suas faculdades possam estar conhecendo sua aplicabilidade mais de perto. Iremos contar com a participação da Liga Acadêmica de Biomecânica da Universidade Estadual de Goiás. Os membros da liga irão falar do trabalho desenvolvido por eles na comunidade, como o estudo da biomecânica por recursos tecnológicos que podem ser usados fora do LAMOV tem contribuído na formação deles. Realizaremos convites para algumas escolas, assim estudantes do ensino médio poderão ter um conhecimento da biomecânica para auxiliar nas opções de futuros cursos de graduação. Neste dia pretendemos realizar palestras e demonstrações de alguns recursos tecnológicos disponíveis no LAMOV.
TemáticasLocomoção e Postura, Biomecânica Clínica
Dia, local e horário(s): no dia 06 de Abril a partir das 08:00h no Laboratório do Movimento Dr. Cláudio A. Borges da Universidade Estadual de Goiás - Campus Goiânia - ESEFFEGO. Goiânia, Goiás - Brasil.


EXPERIMENTAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE BIOMECÂNICA - LEDEHU
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Organizadores: JOÃO OTACÍLIO LIBARDONI DOS SANTOS
AtividadesDemonstrações de laboratório
ObjetivoDEMONSTRAR O USO DOS EQUIPAMENTOS DE BIOMECÂNICA E SUAS APLICAÇÕES
Público alvoCOMUNIDADE ACADÊMIA E PROFISSIONAL DE MANAUS
Resumo da atividadeSERÁ ABERTO A COMUNIDADE ACADÊMIA E PROFISSIONAL DE MANAUS, TENDO ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS RELACIONADAS A UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS COMO: CÂMERA TERMOGRÁFICA E CENTRAIS INERCIAIS
TemáticasEnsino de Biomecânica
Dia, local e horário(s): no dia 06 de Abril a partir das 07:00h no LEDEHU - UFAM


Conscientização sobre o uso de calçados adequados para as diversas práticas esportivas e a postura ideal no trajeto e permanecia na sala de aula.
Instituição: Faculdade Noroeste do Mato Grosso
Organizadores: Lindomar Mineiro
Atividades: palestra
ObjetivoConscientizar os alunos de ensino fundamental da rede pública sobre o uso consciente de calçados adequados às diversas práticas esportivas e o uso consciente de mochilas para transporte do material escolar e as posturas ideais em sala de aula.
Público alvo: escolares
Resumo da atividadeEste projeto irá levar as diversas escolas da rede publica municipal e estadual do município de Juína-MT a conscientização sobre o as diversas formas de pisadas (pronada, supinada ou normal). Também será feita as considerações sobre a aplicação da carga imposta pelas mochilas de transporte de material escolar e as principais lesões músculo esquelética que podem vir a acometer a coluna vertebral (cifose, lordose...). Será feito demonstração por meio de data-show e material ilustrativo, assim como avaliações para alguns candidatos no momento da palestra, feita por equipe de apoio em sala previamente instalada (acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia aprovados ou em curso da disciplina de Biomecânica e/ou participantes do grupo de pesquisa).
TemáticasBiomecânica do Esporte, Locomoção e Postura
Dia, local e horário(s): no dia 06 de Abril a partir das 07:00h em Escolas Municipais e Estaduais do município de Juína-MT


BIOMECÂNICA APLICADA A EDUCAÇÃO FISICA NO BAIRRO DO CALABAR E NA ESCOLA EVARISTO DA VEIGA: Utilização do software DIPA - para avaliar a postura corporal estática de crianças e jovens da comunidade e da escola pública.
InstituiçãoLEPEL/FACED/UFBA
Organizadores: CASSIA HACK, RAFAEL BORGES AMORIM, CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
AtividadesExperimentos abertos ao público
ObjetivoAplicar o software DIPA que avalia a postura corporal estática , desenvolvido por Jefferson Fagundes Loss, Tassia Silvia Furlanetto e Claudia Tarragô Candotti, em um bairro popular em Salvador, Bairro Calabar e, em uma Escola Pública, Escola Evaristo da Veiga, em uma amostra intencional, difundindo e explicando a relevância social deste conhecimento da Biomecânica na vida das crianças e jovens e, propor a secretaria de Educação do Município, aplicação do sistema em toda a Rede Pública de Salvador.
Público alvo: escolares
Resumo da atividadeO Sistema desenvolvido por Jefferson Fagundes Loss, Tassia Silvia Furlanetto e Claudia Tarragô Candotti, que atraves de um software avalia a postura estática será aplicado em uma atividade prática - aula de educação física -, na praça da Comunidade do Calabar, em uma amostra intencional, de aproximadamente 50 crianças e jovens, com idade entre 06 e 15 anos, colhida na Escola Aberta do Calabar e na Escola Evaristo da Veiga. A Aplicação será realizada por estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA, que cursam a disciplina Prática do Ensino I. As atividades previstas serão realizadas pela manhã das 07:30 horas às 12:00 horas. Será elaborado um relatório técnico que será encaminhado a Secretaria Municipal de Salvador, com a proposta de aplicação do software em toda a rede de ensino.
TemáticasEnsino de Biomecânica
Dia, local e horário(s): no dia 04 de Abri, a partir das 07:30h na Praça da Comunidade do Calabar, Salvador , Bahia e Escola Evaristo da Veiga em Salvador Bahia


Divulgação do Dia Nacional da Biomecânica por meio de folder
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Instituto de Biociências - Rio Claro
Organizadores: Mauro Gonçalves, Adalgiso Coscrato Cardozo
Atividades: folder
ObjetivoConceituar e descrever a Biomecânica e suas diversas áreas de atuação
Público alvodocentes e discentes do Instituto de Biociências da UNESP - RC e comunidade Rio Clarense
Resumo da atividadeEntrega de material informativo na forma de folder
TemáticasBiomecânica e Tecnologia
Dia, local e horário(s): no dia 06 de Abril a partir das 10:00h no Campus da UNESP - Rio Claro


Aplicações da Biomecânica no Cotidiano
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Organizadores: Karine Josibel Velasques Stoelben, Juliana Correa Soares, Camila Charquero Collazo, Michele Forgiarini Saccol, Carlos Bolli Mota
AtividadesPalestra, Demonstrações de laboratório
ObjetivoDivulgar a biomecânica para alunos do ensino médio; Demonstrar aplicações práticas da biomecânica no cotidiano das pessoas.
Público alvoalunos do ensino médio
Resumo da atividadeSerá realizada uma palestra seguida de demonstrações práticas sobre as aplicações da biomecânica no cotidiano para alunos do ensino médio.
TemáticasBiomecânica aplicada
Dia, local e horário(s): no dia 06 de Abril a partir das 09:00h na Universidade Federal de Santa Maria


BIOMECÂNICA NA RUA
Instituição: Universidade Federal do Pampa
Organizadores: Matheus Dotto, Marcos Kunzler, Felipe Carpes
AtividadesDemonstrações de laboratório, Experimentos abertos ao público
ObjetivoApresentar as aplicações da biomecânica para a população e mostrar suas aplicações para estudantes de graduação em Fisioterapia e Educação Física.
Público alvoAcadêmicos universitários e população local em geral
Resumo da atividadeVisita de estudantes ao laboratório para visualização da prática da biomecânica, realização de experimentos simples nas ruas da cidade, e entrega de folders informativos para população em geral
TemáticasEnsino de Biomecânica, Biomecânica Aplicada
Dia, local e horário(s): no dia 06 de Abril a partir das 09:30h no laboratório de neuromecânica da Universidade Federal do Pampa e à tarde no centro da cidade
Comments